O compromisso que as corporações e empresários firmam com o meio ambiente que estão inseridos, chama-se responsabilidade socioambiental. As empresas se tornam responsáveis por tomarem medidas éticas e sustentáveis, levando em consideração o tipo de impacto que elas irão causar ao meio ambiente.
Tornando essa prática corriqueira, a empresa terá também um impacto positivo em seu desenvolvimento econômico. Essa consequência direta das ações ambientais trará mais qualidade de vida para seus clientes, parceiros e a sociedade como um todo.
Essa movimentação sobre a responsabilidade socioambiental ganhou muita adesão no início da década de 90, em virtude das consequências da Primeira e Segunda Conferências Mundiais da Indústria sobre gerenciamento ambiental, ocorridas em 1984 e 1991.
Conceito
Responsabilidade socioambiental é um compromisso das empresas em atender à crescente conscientização da sociedade, principalmente nos mercados mais maduros. Ela diz respeito a como será revisado os modos de produção e padrões de consumo de tal forma que as empresas, para serem bem sucedidas, deverão respeitar o meio social e ambiental, cuidando para que os impactos sejam os mais positivos possíveis para a sociedade.
Políticas de responsabilidade socioambiental
Toda empresa que decida adotar uma Política de responsabilidade socioambiental, precisa focar principalmente no desenvolvimento sustentável do local onde ela está inserida.
O compromisso ético, considerando os direitos humanos universais, seguindo os princípios constitucionais, cumprindo legislações aplicáveis e respeitando os valores, devem ser as principais condutas da empresa. A partir disso é que se começa a pôr em prática todas as ações de impactos positivos ao meio externo.
A sustentabilidade também deve fazer parte dessa política, com a adoção de modelos, sistemas e práticas de gestão que garantam a efetiva internalização e implantação de valores econômicos, sociais e ambientais nos negócios e relacionamentos.
A inclusão social e a garantia do direito ao exercício pleno da cidadania, são outros fatores que devem fazer parte da política socioambiental da empresa. Esses dois itens são extremamente importantes.
O meio ambiente e sua preservação comprometidos com o desenvolvimento sustentável, onde a empresa deve promover ações responsáveis nos aspectos sociais e ecológicos. Buscando atuação com os órgãos responsáveis pelas políticas públicas do Estado em que ela está localizada.
Leia também: Lago Montenegro em parceria com a YBY Soluções Sustentáveis – Entrevista com Rebeca Wermont