Bairro e qualidade de vida são dois conceitos que estão diretamente relacionados. Pois, um espaço desenvolvido de acordo com as necessidades dos moradores proporciona muito mais bem estar. Trata-se de um lugar onde as pessoas podem socializar, relaxar e contemplar a natureza. Além disso, nestes ambientes o cidadão é prioridade. Assim, as vias deixam de ser um lugar de passagem e se transformam em um local para passeios de bicicleta, caminhadas e exercícios físicos ao ar livre. Ou seja, um incentivo a saúde.
Nos últimos anos, houve uma crescente procura por qualidade de vida e bem estar. O cidadão tem buscado desacelerar da rotina agitada e cansativa para aproveitar momentos de lazer e diversão. Além de desfrutar de uma boa saúde e se manter próximos de fatores que garantem uma boa saúde mental, como ambientes com paisagens naturais. Por isso, o conceito de morar bem inclui muito mais do que uma casa confortável.
Em projetos como o Lago Montenegro — Distrito Sustentável, existe a preocupação em oferecer ambientes arborizados, com a qualificação das áreas verdes, calçadas amplas, ciclovias, iluminação adequada, acessibilidade, sinalização e segurança. Assim, é possível proporcionar uma convivência em equilíbrio com a natureza de forma sustentável.
A seguir, veja a estrutura que um bairro completo deve oferecer.
Piso intertravado: diminuição de temperatura e absorção de água
O piso intertravado reflete mais luz do que absorve. Por esse motivo, é uma ótima alternativa para reduzir a temperatura. Em espaços com circulação constante de pessoas, como calçadas, praças e outras vias públicas, é fundamental a utilização desse tipo de piso.
Além disso, o piso intertravado e permeável. Isso porque as placas foram posicionadas de maneira que possibilitam a absorção da água da chuva. Dessa forma, não existe a possibilidade de acúmulo e enchentes. Também é antiderrapante, por isso, não há chances de pedestres escorregarem enquanto trafegam.
Fiação de energia e fibra óptica subterrânea
Um sistema de fiação subterrâneo é mais seguro e apresenta diversas vantagens. Esse método evita problemas, como descargas na rede elétrica, apagões, entre outros benefícios. Além de ser mais estético para a região, pois não há acúmulo visível de fios. Por ficarem abaixo do solo, os os fios recebem recobrimento diferente, que protegem contra a interferência de ruídos no sinal.
Projeto de reciclagem de lixo orgânico
Esse tipo de projeto possibilita transformar lixo orgânico em composto utilizável na manutenção de jardins, hortas comunitárias e no plantio de árvores. Este processo converte a matéria em decomposição e estimula o desenvolvimento de microorganismos que funcionam como adubo para as plantas, garantindo um plantio mais bonito e saudável.
Parceria com associação de catadores de lixo
Sabemos que a sustentabilidade é um conceito em evidência. Nesse contexto, coleta seletiva é uma maneira ecológica e adequada para o descarte de lixo. Através dessa prática, é possível evitar a poluição do solo e das águas e promove a conscientização ambiental dos cidadãos. Além de favorecer a reciclagem e gerar renda e economia para as associações.
Agora você conhece um pouco mais sobre o assunto e ficou clara a relação entre bairro e qualidade de vida. Podemos concluir, então, que um espaço planejado para os cidadãos oferece muito mais vantagens que um lugar tradicional, proporcionando bem estar para todos.
Gostou desse conteúdo? Leia também: Programa Fortaleza Cidade Sustentável
Continue acompanhando o nosso blog!