Responsabilidade social: o que é, sua importância e tipos

O conceito de responsabilidade social trata-se de um conjunto de atividades que beneficiam a todo meio social.

Empresas que cumprem seu papel social, pensam como essa postura vai impactar positivamente toda a sociedade e quais benefícios surgirão através disso. Um bom exemplo são empresas que adotam canteiros pela cidade e sempre buscam manter o verde nas cidades.

Além dessas ações ambientais, outras atividades podem ser implantadas, como reuso de água, distribuição de alimentos em comunidades carentes, cursos de capacitação dos colaboradores, incentivos às famílias, alimentação saudável e balanceada nos refeitórios.

Inclusive, para obter certificações importantes, as empresas precisam atender a uma série de requisitos, como a ISO-9001, em que é necessário demonstrar qualidade dos seus serviços e ações que indicam responsabilidade social.

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura do texto a seguir!

Empresas que cuidam da sociedade, cumprem seu papel social

Organizações que prezam por iniciativas que beneficiam a sociedade como um todo, ganham bastante relevância perante ao consumidor. O perfil do público de hoje, principalmente o jovem, busca consumir empresas que se preocupam com o meio ambiente.

Sabendo disso, é preciso que a corporação planeje bem como executar essas ações sociais e que decidam ir além nas iniciativas, buscando um equilíbrio nessas atividades e focando nos benefícios que elas trarão para todos.

Tipos de responsabilidade social nas empresas

Responsabilidade social: o que é, sua importância e tipos

Responsabilidade social, corporativa e empresarial

São aquelas que visam atender à crescente demanda da sociedade através de uma maior colaboração das empresas em relação aos problemas ambientais, sociais, éticos e trabalhistas que possam acontecer, inclusive, resultando em uma postura responsável das empresas para evitar maiores impactos na sociedade interna e externamente.

As empresas que adotam esse conjunto de práticas e diretrizes, ressignificam o seu papel nos negócios, gerando valor e uma boa reputação perante seus stakeholders.

A responsabilidade social empresarial se estende a fornecedores e consumidores, já a corporativa está mais relacionada com a sociedade como um todo.

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Responsabilidade socioambiental

Esse tipo está ligado ao fato de a empresa adotar medidas sustentáveis nos ambientes internos e externos. Alguns exemplos de atitudes que possam ser adotadas são: reciclagem de lixo, formas alternativas de energia, reflorestamento, entre outras.

A certificação ISO 14000 considera uma empresa com grande responsabilidade socioambiental. Este selo foi criado pela Organização Nacional de Padronização e possui várias normas e diretrizes que conduzem o meio corporativo a produzir sem gerar danos ao meio ambiente.

Por fim, a responsabilidade com o meio ambiente não é exclusividade das corporações, ao adotar boas práticas e respeitar o outro, estará sendo também responsáveis com o meio social.

 

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