Ao longo do tempo, foram surgindo diversos paradigmas no mundo corporativo que alteraram, consideravelmente, a maneira como as empresas se posicionam perante o seu público e a sociedade em geral. Como a relação produção versus tempo, depois a necessidade da humanização das marcas, por exemplo.
Atualmente, tem-se falado bastante sobre sustentabilidade, porém, muitas pessoas ainda não sabem o seu conceito e a sua verdadeira importância.
O que é sustentabilidade?
Entende-se sustentabilidade como o princípio da busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade de recursos naturais e a exploração deles por parte da sociedade. Ou seja, visa equilibrar a preservação do meio ambiente enquanto usufrui do mesmo.
Seus três pilares
Esse conceito é divido em três pilares: social, econômico e ambiental, evidenciadas, primeiramente, no Relatório de Relatório de Brundtland (1987), lançada pela ONU (Organização das Nações Unidas), assim, introduziu o desenvolvimento sustentável no mundo.
Social
Ligada diretamente à responsabilidade social, refere-se às ações destinadas à melhoria da qualidade de vida da sociedade, buscando promover a todos o acesso íntegro à cidadania, de acordo com os Direitos Humanos. Diminuindo a desigualdade, preconceito e exclusão social.
Econômico
Representa as ações de cunho econômico, financeiro e administrativo que uma empresa toma com a finalidade de desenvolver-se economicamente, porém, ao mesmo tempo, garantir a manutenção dos recursos naturais e preservar o meio ambiente.
Ou seja, esse tipo de crescimento suportável mostra que o aspecto financeiro nunca deve ser analisado de forma isolada, pois todas as ações tomadas por um negócio para o aumento do seu lucro também impactam a natureza e a sociedade.
Ambiental
Por fim, o pilar ambiental é responsável por todas as condutas que possuam algum impacto no meio ambiente. Seu objetivo principal é minimizar, ao máximo, os impactos ambientais causados pela produção industrial.