O acúmulo de lixo sempre foi uma problemática para a sociedade e, atualmente, a questão está sendo cada vez mais levantada. Isso, porque além do desgaste da natureza e a morte de diversos animais, a falta de saneamento faz com que as pessoas adquiram doenças.
Para ocorrer uma gestão correta de resíduos sólidos é necessário que haja educação ambiental, a fim de explicar e ressaltar a importância da não geração, da redução e da reutilização desses resíduos.
O que é educação ambiental?
Corresponde a junção de processos educativos que visam desenvolver uma cultura sustentável na sociedade. Quanto mais pessoas tiverem acesso a esse conhecimento e souberem aplicá-lo, mais promissor será o futuro da humanidade. A educação ambiental também garante o fortalecimento da ciência e tecnologia.
“O futuro é construído pelas nossas decisões diárias, inconstantes e mutáveis, e cada evento influencia todos os outros.” – Alvin Tofller
A educação ambiental na gestão de resíduos sólidos
Dentre as fontes de degradação ambiental, os resíduos sólidos, quando gerenciados inadequadamente, oferecem riscos ao meio ambiente. Através da integração de conhecimento, valores e capacidade de consentir ações comunitárias voltadas para a educação ambiental, é possível minimizar os impactos causados por essa problemática.
A política dos três R’s
A educação ambiental apresenta três princípios básicos para os resíduos: reduzir, reutilizar e reciclar (conceito dos três R’s).
Reduzir
O primeiro passo para reduzir a quantidade de lixo, é diminuindo o consumo. Essa redução é obtida através da aquisição de produtos mais resistentes e que apresentem maior durabilidade, evitando — ao máximo — os produtos descartáveis.
Reutilizar
Após a redução de produtos, é hora de separar os materiais que podem ser reutilizados, visando a diminuição do lixo. Essa prática auxilia a redução da quantidade de matéria-prima, energia e água necessária para a fabricação de novos produtos, reduzindo drasticamente o descarte de bens de consumo e consequente poluição do meio ambiente.
Reciclar
O último R da sustentabilidade, envolve o processamento de materiais por meio de sua transformação física ou química, geralmente em forma de matéria-prima para produção e novos produtos e bens de consumo. Além disso, a reciclagem reduz o consumo de energia, o volume de lixo e a poluição do globo terrestre.
Por fim, conclui-se que a educação ambiental é base para a conscientização da sociedade perante a gestão de resíduos sólidos, fazendo, assim, com que haja menos poluição, doenças e danos ao nosso planeta.
Leia também: Compostagem: o que é e qual a sua importância