Os temas ambientais têm ganhado mais incentivo e vem se tornado uma pauta que mobiliza a sociedade e os agentes políticos. Nesse caso, a educação ambiental surge como um elemento chave da transformação social. Nesse sentido, está sendo valorizada e inserida nas políticas públicas, projetos e movimentos sociais, como é o caso do programa Fortaleza Cidade Sustentável. O projeto Lago Montenegro — Distrito Sustentável corrobora com esta visão.
Continue a leitura e saiba mais sobre.
Fortaleza Cidade Sustentável
O programa faz parte da política ambiental do município de Fortaleza e foi delineado seguindo um plano de ordenamento territorial. Sendo assim, o programa tem em si um conjunto abrangente de ações voltadas para o meio ambiente na capital do estado do Ceará.
A iniciativa da gestão de Fortaleza, possui um cronograma de seis anos para sua total efetividade, indo até 2025. Tendo começado no ano de 2013 buscando implantar uma política de meio ambiente.
Objetivo
O programa visa promover a integração do ambiente natural e do ambiente construído na cidade de Fortaleza, impactando de forma positiva na saúde ambiental e na segurança urbana da população. Assim, por meio de investimentos estruturantes em infraestrutura urbana e ambiental, há o fortalecimento da capacidade de gestão municipal.
Ações
Fortaleza Cidade Sustentável é o maior conjunto de ações voltadas especialmente para o meio ambiente na capital do Ceará. Além disso, o programa reúne uma série de projetos que significarão avanços importantes. Nesse sentido, uma das principais iniciativas é a requalificação do Parque Rachel de Queiroz, com 200 hectares de áreas que passam por 14 bairros. Bem como, as mediações contemplarão limpeza, dragagem, recuperação de mata ciliar e do rio, bem como a construção do parque urbano com calçadão, ciclovia, área de lazer e pontes para travessia.
Prevê também a execução de projetos como o Águas da Cidade da Política Ambiental do Município, que beneficiarão os fortalezenses, na viabilização da ligação gratuita à rede pública de abastecimento de água e coleta de esgoto em domicílios de baixa renda.
Gostou do conteúdo? Leia também: Como organizar o recebimento de encomendas em condomínios