O ambiente é um dos indicadores usados pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) — um estudo feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com outras instituições internacionais, foi avaliado que, quanto maior for o IDH de uma dada região, significa que as pessoas que habitam nela possuem uma ótima condição social e mais qualidade de vida.
Em vista disso, tudo o que envolve o bem-estar, a saúde e a longevidade desses habitantes são elevados. Chegamos a uma conclusão que morar em um bom local impacta até na expectativa de vida.
Continue a leitura e saiba a importância de morar bem.
Influência do ambiente
A proximidade do local de parques ou áreas verdes, a infraestrutura de serviços do bairro e a facilidade da mobilidade urbana no dia a dia são complementares à área do imóvel. Outros fatores como a forma como ele é construído, decorado e a existência de comodidades como piscinas, playground, academia, sala de cinema, salão de festas, entre outros, influencia no bem-estar dos moradores.
Qualidade de vida em primeiro lugar
Conceituar qualidade de vida, relacionando ao local de moradia, vai depender muito de como as famílias estão perfiladas. É preciso levar em consideração alguns critérios para se chegar a um denominador comum: uma boa escolha.
A localização pode ser o primeiro critério analisado dessa lista. Um bairro que seja próximo a vias de grande circulação, que interliga as várias regiões da cidade, reduz a chance de passarmos muito tempo em congestionamentos.
A mobilidade urbana entra como segundo critério. Além de um lugar que deverá ser próximo de vias que promovam um trânsito mais ágil, a existência de terminais de ônibus ou estações de metrô na região também contribui para uma excelente qualidade de vida.
A facilidade para resolver as questões do dia a dia deve ser observada com a presença de supermercados, restaurantes, padarias, feiras livres, shoppings centers e outros pontos comerciais próximos. Além de hospitais e postos de saúde próximos que se evitam grandes deslocamentos em momentos urgentes.
Já para quem possui filhos pequenos, deve-se observar a presença de escolas, cursos de idiomas, escolinhas de esportes, clubes e outras atividades pedagógicas que tornam a vida da criança mais saudável.
Para os esportistas, um grande fator que contribui para uma melhor qualidade de vida é a presença de locais ao ar livre ou academias, onde se possa frequentar e praticar atividades físicas. Já os pais de pet, um parque ou praça próximos já é excelente para os passeios diários.
Por fim, observe se na região há áreas arborizadas e com boas condições de infraestrutura. Isso reduz muito as chances de acidentes e estresses no dia a dia. A segurança do local também deve ser observada. Um lugar mais calmo também contribui para a nossa qualidade de vida.
Gostou do conteúdo? Leia também: Uma proposta única de morar e viver bem