A importância do voluntariado e seus benefícios sociais

O trabalho voluntário é uma das grandes formas de cumprirmos nosso dever social. As transformações socioeconômicas que ocorreram durante os últimos anos são responsáveis por este senso de urgência, onde devemos cumprir nosso papel como indivíduos e ajudar o próximo da forma mais eficaz que se possa alcançar.

A intervenção de vários atores sociais e seus engajamentos, obriga alguns outros setores como o institucional, a também cumprir com suas responsabilidades perante a sociedade. Exigindo uma postura calcada na ética e na empatia.

Continue a leitura para saber como se dá a importância de ser um voluntariado e como os benefícios dessa ação impactam toda a sociedade.

Conheça o Lago Montenegro

Responsabilidade Social

O conceito de responsabilidade social deriva do termo “responsabilidade”, o qual, de uso tão comum, encerra sempre a ideia de prestação de contas: alguém deve justificar a própria atuação perante outrem (DUARTE e DIAS, 1985, p.51).

Já no meio empresarial, ele vem da visão empreendedora que está preocupada com o entorno social e não somente com o lucro da sua produção. O compromisso que a empresa assume, através da sua participação e iniciativas, é que vai indicar que seu papel social está beneficiando a população.

O indivíduo voluntário

O indivíduo que se compromete com o trabalho voluntário consegue, por diversas vezes, efetivar sua responsabilidade social e fornecer benefícios para o próximo. Algumas vantagens que o trabalho social fornece, são:

  • O relacionamento com as comunidades do entorno ganha um melhor contorno, trazendo sempre o diálogo como ferramenta principal para os ganhos da comunidade. Além disso, uma empresa que ajuda o local onde seus colaboradores moram, está beneficiando e incentivando seu empregado;
  • O indivíduo por muitas vezes consegue aprimorar e pôr em prática, habilidades que não costuma usar. E exercitar sua empatia e sua capacidade de resolver problemas;
  • As pessoas envolvidas em trabalhos voluntários são mais engajadas. Em empresas, pesquisas mostram que os funcionários que se envolvem nas atividades são mais dispostos a realizar também as atividades inerentes às suas funções nas empresas;
  • Funcionários felizes produzem mais, o sentimento de gerar prosperidade, benefícios ao próximo, torna-se um ciclo virtuoso;
  • O investimento em voluntariado corporativo nas empresas é uma forma natural de descobrir outras habilidades dos colaboradores e identificar possíveis novos líderes, além do desenvolvimento de suas competências, substituindo os treinamentos entediantes por novas vivências muito mais produtivas.

Por fim, a responsabilidade social é um dever de todos, indivíduos e corporações. Se ela for posta em prática, seus benefícios vão impactar ambos os lados, trazendo mais oportunidades dignas para todos.

 

Gostou do conteúdo? Leia também: Responsabilidade socioambiental: conceito e suas políticas

Outros posts