Com a pandemia, enquanto muitos investiram em equipamentos para aumentar a segurança de casa, outros preferiram investir na segurança e organização das entregas de encomendas de seus condomínios e, assim, potencializar ainda mais esse mercado que ganha cada vez mais a confiança perante aos usuários.
Pensando nisso, separamos algumas dicas incríveis para você saber mais sobre uma modalidade de segurança que é bem curiosa: modelos de organização para entregas de encomendas em condomínios. Vamos conferir? Separamos algumas regras básicas para iniciar um modelo desse tipo. Continue a leitura do texto para saber mais!
Modelo de organização para entrega em condomínio
Algumas regras são imprescindíveis em relação aos condomínios e a ordem das entregas na portaria. A primeira delas é que a entrega só será recebida pelo destinatário e protocolada pelo intermediador.
Isso evita danos maiores como furtos ou extravios de pacotes, que muito ocorre pela falta de controle e vigilância do local em eles devem ser armazenados até chegarem ao destinatário. Para que tal incidente não ocorra com frequência, faz-se necessário organizar uma gestão de recebimento de encomendas.
Uma gestão de recebimento de encomendas é essencial para manter a ordem e ninguém sair no prejuízo. Ela possui três frentes fundamentais, são elas:
- Comunicação: onde ocorre a troca de informações com os moradores do condomínio informando o recebimento das encomendas de forma rápida e em tempo real;
- Controle de acesso: garantia plena que apenas pessoas autorizadas vão ter acesso ao local de armazenamento das encomendas e possam realizar conferências;
- Vigilância: sistema de videomonitoramento da entrada e saída de pessoas nas dependências do condomínio, o que inclui a portaria, ele é um dos mais utilizados em gestões de sucesso, muito pela possibilidade de se captar imagens a todo momento.
Organizar uma política de recebimento de encomendas entre os condôminos é super importante, onde deverá ser decidida nas reuniões de condomínio.
Para apartamentos de pequeno e médio porte, uma opção prática para realizar o recebimento de encomendas, são as centrais de interfonia coletiva.
Já nos condomínios maiores, a comunicação via porteiro ou videoporteiro vai prevalecer. O que é completamente efetivo para os moradores.
O que fazer após o recebimento da encomenda?
O acesso à área de armazenamento é totalmente restrito, sendo feito apenas por pessoas que são conhecidas como controladores de acesso. Essa pessoa só pode entrar no local utilizando um acesso, como a digital, biometria facial, entre outros.
O monitoramento desse local é realizado por um circuito formado por câmeras posicionadas de forma estratégica, além de sensores de presença integrados a um sistema de alarme. Tudo totalmente informatizado e com total garantia de uma maior segurança.
Com a tecnologia a favor do homem, ter segurança em seu lar se torna cada vez mais próximo da realidade de muitas pessoas. O que é excelente! Qualquer dúvida é só convocar um profissional de confiança e competente para ajudar na escolha dos equipamentos.
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