Fortaleza, exemplo em mobilidade urbana

A capital cearense, com seus 34 quilômetros de litoral, é um dos locais mais concorridos no Nordeste por suas belas praias, que atraem milhares de turistas brasileiros e estrangeiros em todo o mundo. Além disso, Fortaleza também é um centro comercial e industrial com grande atividade econômica.

A capital é a quinta cidade mais populosa do país, são 2,7 milhões de habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Sendo assim, esse contingente humano, certamente, tem impacto na intensidade do trânsito, o que faz com que soluções voltadas para a mobilidade urbana sejam sempre questionadas e melhoradas. Nesse sentido, o propósito conceitual do Lago Montenegro – Distrito Sustentável é totalmente sensível a essa questão, contemplando vias largas com ciclovias em seu projeto, visando atender a demanda de mobilidade urbana de forma sustentável.

Bicicletar

Fortaleza, exemplo em mobilidade urbana

A bicicleta faz parte das soluções baratas, simples e funcionais, trazendo benefícios para o trânsito, a saúde, economia, segurança e meio ambiente. É por isso que as cidades mais inteligentes no mundo estão adotando essa forma de mobilidade ativa.

O projeto bicicletar oferece diversas bicicletas espalhadas em pontos estratégicos da cidade, em 27 bairros, facilitando o deslocamento das pessoas nos centros urbanos. É possível retirar as bicicletas para uso a partir do bilhete único ou do aplicativo bicicletar.

Há também bicicletas infantis no projeto Mini-bicicletar, com operação semelhante. Os responsáveis pela criança destravam a bike através do seu smartphone, com a aquisição de um passe específico.

Além desse, também existe o projeto Bike sem barreiras. Este projeto oferece três modelos de bicicletas adaptadas com o objetivo de integrar pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou com autismo.

Ciclovias

Fortaleza alcançou a marca de  405,6 km de malha ciclovias. Desse total, 58,4 km foram implantadas em 2021.

Toda a estrutura da capital fez de Fortaleza a capital brasileira que as pessoas vivem mais próximas a ciclofaixas, segundo o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil).

Transporte público

O sistema de transportes coletivos de Fortaleza é regulamentado pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza S.A (ETUFOR), órgão da prefeitura. Visando reorganizar o transito e promover o convívio entre os diversos transportes, Fortaleza conta com 132,3 km de faixas exclusivas de ônibus, diversas linhas, terminais reformados. Além disso, as pessoas podem ter acesso aos ônibus através do bilhete único, vale transporte, carteirinha de estudante, cartão do idoso, cartão gratuidade pessoa com deficiência, entre outros.

Conheça o Lago Montenegro

 

AMC Móvel

O aplicativo integra os principais serviços disponibilizados pela AMC (Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania). Por meio da plataforma, os usuários podem registrar acidentes sem vítimas, consultar dados referentes aos investimentos no trânsito. Do mesmo modo, também podem recorrer de uma multa ou verificar se o seu veículo foi rebocado em operações cotidianas desenvolvidas pelo órgão.

Fortaleza é a primeira capital a utilizar um aplicativo que atende a todas essas demandas.

Metrô de Fortaleza

As primeiras estações começaram a ser inauguradas em 2012. Neste ano, teve início a Operação Assistida, ligando a estação Carlito Benevides, em Pacatuba, à estação Parangaba, em Fortaleza, em um trecho de 15 Km de extensão.

Por fim, atualmente existem cinco linhas em operação: Linha Sul, Linha Oeste, VLT Parangaba Mucuripe, VLT de Sobral e VLT do Cariri.

Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos como este!

Outros posts