O Brasil é um dos países que mais produz lixo plástico no mundo e que, infelizmente, menos recicla também. Como mudar essa realidade? Essa é uma pergunta que possui apenas uma resposta: um senso de urgência para mudar, adotando uma nova postura referente a situação.
Para produzir menos lixo, é preciso repensar as formas de consumo para finalmente mudar essa realidade. Essa iniciativa pode partir de nós mesmos com algumas atitudes adotadas no dia a dia.
Continue a leitura para saber como adotar um consumo de lixo mais consciente.
Lixo eletrônico
O lixo eletrônico deve ser descartado de maneira adequada, mais de 80% dos resíduos dessa origem é realizado da forma incorreta, expondo a população a poluentes como mercúrio, chumbo e cádmio.
Algumas empresas, como a multinacional Dell, possuem sistema de coleta de e-lixo. Uma outra ótima iniciativa é fazer doações de material para instituições de caridade.
Reciclagem
A reciclagem é uma das formas mais eficazes de se aproveitar e diminuir o lixo do planeta. Para que ela seja realizada, é necessário que o lixo produzido seja devidamente separado e coletado.
A reciclagem é responsável por diminuir a emissão de poluentes no planeta. Além disso, possui impacto na saúde pública e é uma importante geradora de renda para a população que tem ela como alternativa.
Reaproveitamento
Alguns descartes podem ter outras utilidades, isso se chama reaproveitamento. Utilizar dejetos orgânicos como cascas de frutas, por exemplo, para a produção de adubo orgânico, é uma das formas inteligentes e proveitosas de diminuir o consumo de lixo em nosso país.
Além disso, existem milhares de receitas que utilizam cascas de frutas e verduras, por exemplo. Esse material é muito rico em vitaminas e pode enriquecer a dieta de quem consome.
Embalagens
O descarte de embalagens também precisa de uma maior atenção. É necessário se informar sobre o tipo de cada embalagem e qual delas prejudica menos o meio ambiente e pode ser reaproveitada.
Procure informações sobre as opções de “rótulos verdes” e selos como:
- Símbolo da reciclagem: é um símbolo impresso no qual indica que a embalagem poderá ser reciclada;
- Selo da FSC: atesta que o papel utilizado para o material foi retirado de fontes controladas ou reflorestadas;
- Selo de orgânicos: atesta a não utilização de pesticidas e outros produtos químicos para sua fabricação;
- Selo Fair Trade: certifica que foi estabelecido um preço justo para sua produção, conduzindo a um equilíbrio para o desenvolvimento sustentável.
Abolir o uso de sacolas plásticas
Um dos maiores poluentes do nosso planeta é o plástico. Adotar a ecobag como meio de transportar compras, virou um curinga na diminuição do consumo de sacolas plásticas que tanto poluem o meio ambiente.
Essas são algumas atitudes que podem nos ajudar a reduzir o consumo de materiais poluentes. Que tal começar a pensar e praticar esses hábitos? Faça a sua parte e contribua para um mundo mais verde e preservado!
Gostou do conteúdo? Leia também: Sustentabilidade: o que é e qual a sua importância
Acompanhe as novidades do Lago Montenegro através das nossas redes sociais: Instagram e Facebook.